Marketing digital: entenda o seu crescimento no mercado financeiro

Em 12 jul 2019 - 6:13pm por videobes

Nos dias atuais, o conceito de marketing vem se alterando de maneira praticamente constante. Novas definições, conceitos e estratégias surgem a todo momento. E, na atualidade, é praticamente impossível se falar de marketing sem levar em consideração o fato de que a maioria da população mundial faz uso da internet.

Dentro deste universo, inserem-se as compras online, uma grande tendência da contemporaneidade. Por essa razão, o marketing digital é uma área do marketing que está recebendo um destaque decisivo dentro do mercado financeiro devido às suas inúmeras ferramentas, estratégias e benefícios.

Assim, o marketing digital pode ser feito por qualquer um, desde pessoas, empresas e associações até igrejas, universidades e ONG’s, por meio de diversos fatores psicológicos, geográficos, culturais e jurídicos. Tais fatores são decisivos no momento de uma pessoa vender ou comprar um serviço ou produto.

Dentre as empresas, o marketing digital pode ser feito por lojas de roupa até marcas que vendem sacos plásticos personalizados.

 O que é marketing digital?

Considerando que o marketing tradicional se refere a uma série de processos e ações empreendidas ao redor da imagem de uma marca ou de um produto, o marketing digital é tudo isso somado a um background especial: a internet. Portanto, ele é definido como o ato de promover marcas ou produtos através das mídias digitais. 

Com isso, esse novo marketing permite que as empresas se comuniquem com o seu público de uma maneira mais direta, personalizada e, acima de tudo, no timing perfeito. Nesse sentido, o marketing digital se aproveita do alto fluxo de informações que circulam pela web, bem como as inúmeras ferramentas que a internet oferece, para otimizar a comunicação de empresas e marcas.

Mas, mesmo após toda esta explicação, ainda resta uma dúvida: por qual razão o marketing digital precisa ser um investimento para as empresas? É por essa razão que o texto abordará sobre as vantagens dessas ações.

 As vantagens do marketing digital

Tendo em vista que o mundo digital é uma nova maneira de se relacionar com as pessoas, essa área do marketing promove uma melhoria no relacionamento entre empresas e consumidores. 

Por isso, as maiores vantagens do marketing digital são:

  • Análise e mensuração de resultados;
  • Interatividade;
  • Direcionamento;
  • Mais oportunidades.

Mensuração e análise de resultados

Antes das ferramentas digitais disponibilizadas nos dias atuais, muitas eram as vezes em que ações de marketing se mostravam ineficientes. Isso se deve ao fato de que medir o grau de convencimento sobre o qual uma pessoa sofreu é algo bastante subjetivo. Portanto, não há como dizer se uma determinada campanha ou ação foi efetiva de verdade.

Contudo, no marketing digital, os resultados dos investimentos são capazes de ser mensurados e analisados. Tal fato pode ocorrer por meio do uso de ferramentas métricas como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) ou o Retorno Sobre Investimento (ROI). Estas ferramentas permitem que o retorno de um de investimento seja analisado em tempo real. Com isso, o marketing digital possibilita uma melhoria contínua das estratégias de uma empresa.

Tomando como exemplo uma empresa hipotética que produz porta blindada, ela pode mensurar a efetividade das suas ações online após começar uma campanha de veiculação de anúncios para pessoas específicas. Caso o seu investimento esteja se tornando um prejuízo, é possível direcionar as atenções para outros assuntos mais eficazes e lucrativos.

 Interatividade

Uma das características mais interessantes da internet é o fato de que, dentro dela, tudo ocorre de maneira simultânea. São várias informações correndo juntas em tempo real. Por isso, as mídias e redes sociais do mundo virtual são conhecidas por permitirem uma comunicação muito mais intensa entre diversas pessoas que podem se encontrar em vários lugares do mundo. 

É nesse ponto em que o marketing digital surge novamente como uma vantagem. As empresas são capazes de conseguir uma interatividade com o público muito maior do que nos meios de comunicação tradicionais. Enquanto que as campanhas empreendidas em televisões, rádios, revistas, entre outras mídias, criam apenas uma comunicação de mão única, as ferramentas da internet possibilitam que empresas e consumidores interajam entre si. Em postagens, as pessoas podem fazer reclamações, tirar dúvidas, enviar sugestões, entre várias outras ações.

Um tipo de ação que ocorre muito na internet são as dúvidas nas redes sociais. Assim, uma empresa que vende display de parede, por exemplo, pode utilizar redes sociais como o Facebook para responder dúvidas de consumidores nos comentários de postagens.

 Direcionamento

Às vezes, as melhores ações de marketing para uma marca não são aquelas que falam com o máximo de pessoas possíveis, mas sim aquelas em que a comunicação é voltada para as pessoas certas. Isso quer dizer que uma marca pode direcionar o que vai ser falado e/ou mostrado para as pessoas que possuem um perfil mais propício para consumir produtos daquela empresa. E por que isso é vantajoso?

Ora, ao saber para quem você deve falar, é possível economizar o dinheiro que seria investido em uma ação provavelmente ineficaz. De nada adianta tentar compartilhar informações com o maior número possível de pessoas sendo que menos da metade delas vão se interessar pelo assunto. Um exemplo disso são campanhas de uma empresa que realiza locação de container as quais são enviadas para pessoas que não possuem nenhum interesse de iniciar uma obra.

 Mais oportunidades

O marketing digital se mostra oportuno para as empresas grandes e pequenas pois a internet possibilita uma diminuição drástica de distâncias. Assim, até mesmo firmas que acabaram de abrir podem atrair consumidores de vários cantos do mundo por meio de campanhas boas e bem direcionadas.

Um caso marcante são os conteúdos publicados por sites. Um texto sobre o funcionamento de uma impressora flexográfica pode atrair interessados de várias regiões geográficas, já que o alcance da internet pode ser praticamente ilimitado.

 As principais estratégias do marketing digital

De nada seria o marketing digital sem as suas estratégias mais interessantes que são utilizadas de acordo com as necessidades das empresas. Fazendo uso das infinitas possibilidades proporcionadas pela internet, as empresas podem utilizar estratégias como:

  • O inbound marketing;
  • O e-mail marketing;
  • O marketing de conteúdo;
  • As técnicas de SEO.

 O inbound marketing

O inbound marketing pode ser traduzido, em português, para “marketing de atração”. Com um nome autoexplicativo, essa estratégia de marketing consiste em possibilitar que as empresas sejam encontradas pelas pessoas. Portanto, dentro da lógica do inbound marketing, as marcas precisam captar quais são as necessidades e as dores dos consumidores. 

Tendo isso em mãos, as empresas estabelecem canais de comunicação com o intuito de ofertar soluções para essas pessoas. Portanto, uma empresa que realiza serviços de manutenção de para raios precisa perceber quais são as dúvidas potenciais dos seus clientes.

Essas ações podem gerar audiência e, consequentemente, lucros. Elas consistem em certas atitudes entre as quais podemos ter o e-mail marketing e o marketing de conteúdo, os quais serão abordados a seguir.

 

O e-mail marketing

Realizar e-mail marketing nada mais é do que enviar mensagens por e-mail com finalidades comerciais para uma lista de contatos obtidos por uma empresa por meio de ferramentas da internet. Essas ações são capazes de fortalecer as vendas, a imagem da marca, permitir uma comunicação fácil com os clientes potenciais ou não.

Por isso, em primeiro lugar, uma empresa precisa ter uma sólida lista de contatos, oferecer conteúdos ou ofertas e gerar uma comunicação cativante. Assim, uma loja que produz esquadrias de alumínio sob medida, por exemplo, pode enviar e-mails para antigos clientes seus para os informar a respeito de promoções. Isso pode acarretar em novas compras.

 

O marketing de conteúdo

Esta estratégia do marketing digital consiste nas empresas publicarem em seus sites ou blog oficiais conteúdos considerados interessantes e relevantes para usuários. Estes, por sua vez, ao serem captados, podem ficar mais próximos de realizar compras de produtos daquela marca.

Tais conteúdos podem ser no formato de notícias, apresentando novos produtos, explicando serviços, entre outras ações. Para exemplificar isso, pode-se pensar o caso de uma empresa que realiza impermeabilização de paredes. Esta, para sanar dúvidas que consumidores potenciais podem vir a ter a respeito deste serviço, pode criar textos, vídeos, entre outros conteúdos informacionais capazes de angariar muitas visualizações.

 Assim, levando em consideração os assuntos abordados acima, verifica-se que o marketing digital já é uma realidade dentro do mercado financeiro. Portanto, as empresas que criam estratégias adequadas para a sua imagem dentro do mundo virtual estão dando um passo à frente dos seus concorrentes, aumentando as chances de aquisição de clientes.

 

Comentários no Facebook