Satélite com vela solar, LightSail 2, poderá será visto da Terra

Em 8 jul 2019 - 3:04pm por videobes


Uma nova plataforma permitirá que as pessoas acompanhem detalhadamente o progresso do LightSail 2, satélite movido a luz. A Planetary Society acaba de anunciar um site que mostrará todos os dados a missão, incluindo nível de bateria, localização e status de abertura de sua vela. E quando a vela estiver totalmente aberta será possível enxergar a olho nu o satélite, desde que ele esteja passando por sua região.

O LightSail 2 é o sucessor do LightSail , uma nave espacial que foi lançada em 2015 e cuja principal missão era mostrar que uma vela poderia se desdobrar no espaço. Houve muitos imprevistos com a primeira versão, já que a equipe perdeu e ganhou a conexão várias vezes, mas serviu para mostrar uma imagem deslumbrante da vela aberta.

Agora, o seu sucessor tem um objetivo ainda mais ambicioso e tentará manobrar-se através do espaço, e, até mesmo, impulsionar-se em diferentes órbitas usando a luz solar. O site de controle de missão permitirá que as pessoas ao redor do mundo acompanhem, incluindo as 23.331 pessoas que contribuíram para a campanha Kickstarter do projeto, que arrecadou US $ 1.241.615 para a espaçonave.

O painel de controle ou ‘ LightSail 2 Mission Control ‘ será atualizado toda vez que o satélite se comunicar com o solo, e incluirá informações sobre onde o satélite está, quanto tempo ele está em órbita, sua carga de bateria, quão rápido está girando, e status de sua vela solar, entre muitos outros dados.

Neste momento, a vela do Light Sail 2 ainda está guardada na cápsula, contudo a Planetary Society estima que cerca de duas semanas após o lançamento (24 de junho) ela poderá ser desenrolada, estendendo-se para o tamanho de um ringue de boxe. Quando isso acontecer, é possível que o satélite seja visível para as pessoas no solo – especialmente se estiver passando diretamente sobre um local ao anoitecer ou ao amanhecer.

Comentários no Facebook