Instagram passa a permitir denúncia de fake news na rede social

Em 20 ago 2019 - 8:46pm por videobes


O Instagram começa a disponibilizar para os usuários da rede social uma opção que permite denunciar conteúdos falsos na rede social. Em maio deste ano, a plataforma havia anunciado que esconderia publicações consideradas como informações falsas, mas não havia como usuários denunciarem ainda as postagens individualmente.

De acordo com o Mashable, agora é possível denunciar posts com conteúdo mentiroso. Ao denunciar a publicação, ela é encaminhada para um dos verificadores do Instagram, e caso seja identificada como fake news, pode desaparecer da página Explorar e das páginas indexadas com hashtag. No entanto, o Instagram não remove o conteúdo, sendo possível ver a publicação falsa no feed ao abrir o perfil que a publicou.

Stephanie Otway, porta-voz do Instagram, explica que é possível informar a rede social quais postagens usuários acreditam ser falsas. “Estamos investindo fortemente em limitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos, e planejamos para compartilhar mais atualizações nos próximos meses”, explicou.

Entretanto, não há uma garantia de que todas as publicações reportadas como falsas serão encaminhadas para os verificadores da rede social. Otway diz que o Instagram usa uma combinação de fatores para determinar se um post reportado deve ser passado para os verificadores de fatos.

Comentários no Facebook