Startup apresenta o maior chip de inteligência artificial do mundo

Em 20 ago 2019 - 8:49pm por videobes


Nessa segunda-feira (19/08), uma startup norte-americana revelou o maior chip de computador do mundo. De acordo com informações do The New York Times, com 21,5cm², o Wafer Scale Engine é um pouco maior que um iPad padrão.

Projetado pela Cerebras Systems, um único chip pode conduzir sistemas complexos de inteligência artificial (IA) em diversos setores, desde carros autônomos a softwares de vigilância. No entanto, especialistas sugerem que a inovação seria impraticável para instalação em muitos data centes.

As CPUs de desktop mais poderosas possuem cerca de 30 núcleos de processador, enquanto as GPUs tendem a ter mais núcleos, apesar de menos poderosos. Tradicionalmente, essas característica as torna a opção preferida para aplicações de inteligência artificial, já que que podem ser divididas em várias partes e executadas simultaneamente. Entre as aplicações estão o reconhecimento de fala, processamento de imagens e correspondência de padrões. As GPUs mais potentes possuem até 5.000 núcleos, mas o novo chip da Cerebras tem nada menos que 400 mil núcleos, todos ligados entre si.

Para a startup, a novidade proporciona vantagens ao lidar com desafios de aprendizado de máquina com maior agilidade e menos consumo de energia. Segundo a companhia, o Wafer Scale Engine reduzirá o tempo de processamento de alguns dados complexos de meses para minutos. “Reduzir o tempo de treinamento remove um grande obstáculo ao progresso do setor”, afirma Andrew Feldman, fundador e presidente-executivo da Cerebras.

Apesar dos benefícios da solução, especialistas afirmam que os avanços alcançados terão um custo. “Quando você começa a lidar com chips maiores como esse, as empresas precisam de uma infraestrutura especializada para apoiá-los, o que limitará quem pode usá-lo na prática”, declara Ian Cutress, editor sênior do site de notícias AnandTech.

A Cerebras já começou a enviar o hardware para um pequeno número de clientes, mas não divulgou os valores do processador.

Comentários no Facebook