Firefox agora conta com uma VPN própria

Em 13 set 2019 - 1:31pm por videobes


A Mozilla anunciou nesta semana uma nova ferramenta de rede para seu navegador Firefox. Segundo post no blog oficial da empresa, a Firefox Private Network (Rede Privada do Firefox) é uma Virtual Private Network (VPN) dedicada para navegadores Firefox. A decisão veio uma semana após a Mozilla anunciar que o Firefox agora bloqueia rastreadores de terceiros por padrão.

Uma VPN é uma rede privada construída de forma virtual dentro de outra rede ou de uma rede pública. Ela usa criptografia para tornar os registros do usuário mais seguros. Além disso, camufla o IP do usuário, sendo assim uma ferramenta de segurança e privacidade. Entretanto, de acordo com a Mozilla, a Firefox Private Network é uma VPN baseada no navegador, e por esse motivo, não oculta nada do que é feito na internet fora do Firefox.

A Mozilla recomenda usar a nova VPN ao se conectar em Wi-Fi públicas, ou para apenas se esconder melhor dos rastreadores de anúncios.

A empresa explica também que o Firefox Private Network é gratuito por tempo limitado, sugerindo que possa se tornar um serviço pago, como qualquer outra VPN disponível no mercado. Nesse primeiro momento, a Rede Privada do Firefox está disponível para testes somente para usuários dos EUA.

O The Verge afirma que testou a nova ferramenta do Firefox, mas não notou diferença na velocidade de download. No entanto, o IP do usuário foi alterado, para uma região vizinha. A alteração de IP tem como objetivo impedir rastreadores de terceiros e evitar que sites acessem a localização de seus visitantes, já que com as localizações os sites conseguem exibir anúncios locais.

Comentários no Facebook