Links patrocinados: entenda sobre sua importância

Em 11 set 2019 - 2:21pm por videobes

Não tem como ignorar a relevância do marketing digital. Até quem não é da área reconhece a importância do Google e certamente o utiliza em grande parte do dia, principalmente para consumir os seus links patrocinados, mesmo que muitos nem saibam como eles funcionam.

No entanto, para empreendedores, comerciantes e empresários em geral não é possível fazer uma boa estratégia de marketing digital sem saber o que são ou como funcionam os links patrocinados.

Existem muitas vantagens e benefícios que uma estratégia de links patrocinados podem oferecer ao seu negócio e este será o assunto deste post. 

Se você quer ficar por dentro desta estratégia, acompanhe!

Qual a atual importância do Google?

O Google se tornou, em poucos anos, a maior vitrine do mundo e com isso acabou mudando a forma de se fazer marketing e publicidade na internet.

Um traço revolucionário dessa mudança que certamente desperta a atenção e interesse dos empresários é o seguinte: a democratização.

Antes, as maiores vitrines do mundo eram as emissoras de televisão, quase sempre inacessíveis em termos financeiros. Porém, hoje, uma empresa de médio ou pequeno porte pode ter o seu espaço.

Quando falamos em “ter o seu espaço”, dizemos não apenas aparecer para o seu público-alvo com destaque, mas aparecer no momento em que ele está pesquisando. Ou seja, no momento crucial que é o da compra.

Antes de explicarmos alguns conceitos, vale reforçar ainda o quanto essa ferramenta é incrível. De fato, sua universalização é algo notável, que já atinge todos os países, bem como pessoas de todas as idades.

Hoje, por exemplo, sabemos que um viajante que queira entender mais sobre traslado para viracopos, em vez de entrar no site da viação que o levará até o aeroporto, simplesmente pesquisa essa palavra-chave e se foca nos primeiros resultados da busca.

É justamente ali que aparecem os links patrocinados, os quais são promovidos pela própria plataforma. Este é um exemplo da universalização desse que já é o maior motor de buscas do mundo.

A regra não vale apenas para uma empresa de fretamento de onibus, mas para todo tipo de pesquisa. Atualmente, quase ninguém utiliza a barra de navegação (onde deveríamos escrever “www.” e o domínio do site que queremos visitar), a maioria das pessoas pesquisam direto no Google.

Entendendo melhor o papel do Google Ads

Uma vez entendida a importância do Google e de suas páginas de busca, o investimento em links patrocinados se tornou essencial. Eles nada mais são que anúncios ou publicidades pagas, cuja base é o marketing digital, ligado ao motor de busca do Google.

Os links pagos têm a função de gerar tráfego para a página dos anunciantes, seja ela um site institucional, seja um e-commerce, blog, etc. Isso inclui as grandes empresas multinacionais que podem investir verdadeiras fortunas mensalmente nesta estratégia, como é o caso do Google Ads.

Serviços como locação de caçamba de entulho são bastante comuns e trazem muito mais resultados do que as antigas listas de classificados, uma vez que tais meios eram impressos e portanto fisicamente limitados.

Hoje as pessoas estão sempre conectadas, mesmo que a maioria das atividades que elas realizam se voltam para a esfera digital de algum modo, tanto para auxiliar nos seus afazeres diários como para tomar decisões de compra, venda, aquisição de serviços e afins.

Outro exemplo bastante parecido é o de içamento de móveis. Ao contrário da caçamba, voltada para reformas e área da construção civil, o içamento abrange fases de mudanças de residência ou escritório, e tende a alcançar um número ainda mais específico de consumidores.

Esta é a maior razão para você investir no link patrocinado: a maior parte do seu público-alvo está pesquisando, cotando e comprando neste momento, por meio de pesquisas no Google, o qual já é responsável por mais de 95% das pesquisas que ocorrem no mundo todo.

Com o gerenciamento dos links patrocinados, eles canalizam para os sites apenas os usuários que realmente buscam pelo seu produto/serviço.

Vejamos abaixo como exatamente eles fazem isso.

Autoridade da plataforma e foco nos Links patrocinados

Os links patrocinados funcionam por meio de palavras-chave.

Elas nada mais são que aquela palavra/frase que você escreve na barra de pesquisa. Se você gosta muito de carro, por exemplo, e quer entender mais sobre regulagem e limpeza de bicos injetores, o que você escreverá no buscador?

Certamente, o termo “aparelho de injeção eletrônica” é uma das opções. Esta é uma palavra-chave. Se você pesquisar por ela no Google, em menos de um segundo aparecerão milhares de páginas sobre o assunto.

Hoje, além dos links patrocinados, existem diversas outras maneiras de anunciar no Google, são elas:

  • Na rede de display;
  • Na rede de vídeo YouTube;
  • Nas plataformas da Gmail;
  • Nos sites de notícias;
  • Em blogs e afins;
  • Em redes sociais.

Em todos esses casos, a Google Ads é quem promove os serviços de publicidade e garante os melhores resultados. Porém, o link patrocinado continua sendo não apenas a principal solução deles, como é responsável por mais de 90% do faturamento total da Google.

Voltando ao exemplo dos veículos, se você pesquisar por tacógrafo digital, aparecerão milhares de resultados. Os que surgem no topo da busca, com a tag “anúncio”, são os de link patrocinado.

O leitor automaticamente entende que aqueles são os resultados indicados pelo Google, e veem nisso um sinal de idoneidade e de que podem confiar naquela empresa.

Índice de Qualidade e CPC (custo por clique)

Além da democratização citada acima, existe o fator de funcionamento e gestão dos anunciantes. Por incrível que pareça, além de pagar, você precisa se enquadrar nos parâmetros do Google.

Mas antes saiba que isso não é ruim. A plataforma tem um sistema de leilão que julga quais os anúncios/sites que mais valem a pena.

O leilão considera:

  • Os tipos de palavra-chave;
  • A experiência geral dos usuários;
  • A otimização das campanhas;
  • O lance máximo de CPC;
  • O Índice de Qualidade, etc.

Esses dois últimos pontos são a alma do negócio. O primeiro deles é o CPC, que significa Custo por Clique. Essa é uma grande vantagem: diferente do marketing tradicional, aqui você só paga se o visitante entra na sua página.

Se você só atua em determinada região da sua cidade, é possível aparecer apenas para os navegantes de forma regionalizada, de modo que ninguém venha a clicar à toa na sua página e consumir o seu crédito.

Já o Índice de Qualidade possui algoritmos que precisam ser seguidos a risca. Eles sempre se voltam para a qualidade da página, pensando na experiência de todos os usuários.

Este é um modo bastante democrático e até meritocrático de garantir que qualquer empreendedor tenha sua oportunidade no buscador.

Customização: outras vantagens e benefícios

As vantagens e benefícios de se investir em links patrocinados são muitos, e dizem respeito aos seguintes fatores:

1.  Busca regionalizada

Falar em internet nos dias de hoje, é falar em agilidade. Sabendo disso, o Google se tornou uma das maiores referências quando o assunto busca por serviços.

É pensando nisso que muitas empresas iniciam campanhas pagas e começam a aparecer de forma regionalizada e para o público que procura pelo seu serviço.

Imagine que alguém procure por uma empresa que preste serviço de auto socorro 24 horas devido a alguma emergência. Se esta empresa investe em links patrocinados, com certeza será encontrada pelo usuário que a procura no Google

  1.  Agregando valor à sua marca

Como dito acima, desfrutar da autoridade do Google é algo que agregará valor à sua própria marca. Então, ter um bom posicionamento faz toda diferença.

Isso equivale ao que antes era estar fisicamente estabelecido em uma boa localização. Não é verdade que as melhores avenidas de uma cidade têm seu prestígio comercial?

Pois bem, na internet esse prestígio consiste em simplesmente ter um bom posicionamento no Google!

3.  Leads: pense no médio prazo

Embora a ferramenta dos links patrocinados seja de extrema agilidade, ela não é só isso. Atualmente, não é incomum ver campanhas que focam na estratégia de aumentar o número de leads da empresa.

Se algum negócio trabalha com serviços mais técnicos, como transferencia de veiculo detran, é bem provável que seu público seja um despachante ou autoescola, e não o cliente final.

Neste caso, investir nos links patrocinados com conteúdo de qualidade, apenas para promover um formulário em que os usuários deixam dados para contato futuro, também é um excelente negócio.

Afinal, pensar no médio e no longo prazo é um grande passo para a sustentabilidade de uma empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários no Facebook