Como o Facebook pode ajudar a aumentar suas vendas

Em 9 out 2019 - 1:33pm por videobes


Não somente porque ele é uma das plataformas com maior número de usuários, mas também por oferecer diversas ferramentas capazes de promover um produto/serviço oferecido por um estabelecimento.

Tendo em mente que o Facebook é uma rede social que pode ser acessada por vários dispositivos, seja por um computador convencional, notebook, celulares e tablets, isso faz com que o número de pessoas online na plataforma seja sempre alto.

E isso é importante para que uma empresa possa interagir de maneira mais facilitada com os seus clientes e com o público interessado nos seus produtos/serviços, já que a plataforma possui uma estrutura dinâmica e que permite uma interação facilitada.

Por isso, hoje, muitas empresas investem no Facebook como uma alternativa promissora para aumentar os seus resultados, utilizando as ferramentas disponibilizadas pela plataforma.

Como o Facebook pode influenciar positivamente nas vendas?

Levando em consideração que o número de usuários ativos na rede está na faixa de 2 milhões, segundo os dados do próprio Facebook, essa é sem dúvida uma ferramenta bastante válida para o aumento das vendas de uma empresa.

Além disso, as redes sociais se mostraram grandes aliadas em termos de promoção de uma marca, já que elas permitem um redirecionamento para o próprio site da empresa, além de comportar anúncios e compartilhamentos de postagens.

Tudo isso pode ser feito de maneira bastante simples, inclusive porque o Facebook disponibiliza pequenos tutoriais para quem deseja utilizá-lo como uma ferramenta de vendas.

Nesse sentido, realizar uma venda de equipamentos para academia, por exemplo, se tornou muito mais simples do que anunciar em uma revista ou jornal: com as estratégias de promoção da plataforma, é possível criar anúncios específicos e direcioná-los para o público-alvo de um negócio.

Por isso, é importante conhecer as ferramentas disponíveis no Facebook para alcançar um melhor número de vendas.

Utilizando os anúncios pagos

Para que um negócio consiga atingir eficientemente um melhor resultado, ele precisa definir o seu público-alvo, ou seja, a persona do negócio.

Um studio de pilates para idosos, por exemplo, buscará estabelecer contato com pessoas maiores de 60 anos e tentará acessá-las utilizando campanhas que falem sobre o benefício dessa prática na chamada “terceira idade”.

Isso é importante para que o direcionamento de um anúncio possa atingir as pessoas certas, trazendo resultados efetivos por meio do investimento realizado.

O Facebook oferece a opção de anunciar em sua plataforma de uma maneira bastante interessante: é possível direcionar o anúncio para o tipo de público que busca os produtos/serviços daquela empresa.

Desse modo, um massagista em Moema pode configurar o seu anúncio para a sua região de atuação, atraindo o público que resida ou trabalhe naquela área.

Outras configurações também podem ser feitas, tais como:

  • Interesse: assuntos que chamam a atenção do público;
  • Idade: é possível selecionar uma faixa etária específica;
  • Gênero: pode-se direcionar o anúncio para homens ou mulheres;
  • Formação: é possível escolher o público pela sua instrução.

Segmentar um anúncio pode ser uma maneira bastante prática de aumentar as vendas de uma empresa, pois a publicação atingirá as pessoas que possuem sinergia com o negócio, o que certamente facilita a conversão em vendas.

O Marketplace do Facebook

Além dos anúncios pagos, o Facebook criou uma ferramenta bastante interessante para a venda de produtos/serviços, utilizando uma seção específica para isso: o Marketplace.

Para criar um anúncio, é preciso apostar em uma descrição bem detalhada, que auxiliará um interessado a encontrar o seu produto/serviço mais facilmente.

Nessa ferramenta, é possível oferecer produtos físicos, cursos e materiais online ou serviços. Para que o anúncio fique completo, é possível inserir fotos, descrição detalhada, preço e a localização da empresa.

Nesse caso, é possível anunciar desde equipamentos e itens até um curso de pilates em SP com facilidade e obter um retorno mais rápido das pessoas interessadas.

Investir na criação e alimentação de uma Fanpage

Toda empresa que deseja crescer nas redes sociais precisa investir na criação de páginas específicas para a sua empresa, que ajudem a promovê-la dentro das principais plataformas.

No Facebook, é possível criar uma Fanpage para a marca, que permite ações como:

  • Interação direta com o público pelos comentários;
  • Chat privado;
  • Publicações de conteúdo;
  • Compartilhamento de links;
  • Criação de eventos.

Uma empresa que interage de maneira mais ativa com o seu público certamente alcança melhores resultados de vendas.

Por isso, a Fanpage faz bastante sentido dentro de uma estratégia direcionada para o aumento de pedidos e cotações.

Sendo assim, postar materiais relacionados com o segmento da empresa pode ser bastante interessante, principalmente para manter o público engajado, por meio do oferecimento de informações interessantes.

Nesse caso, as postagens com links podem levar os usuários do Facebook a conhecer o site da empresa, ou mesmo um produto/serviço específico, com um simples clique.

Outra possibilidade envolve a criação de eventos como atividades esportivas coletivas, que reúnem pessoas interessadas para um momento de descontração que pode ser bastante importante para tornar uma marca mais conhecida.

Além disso, um evento pode ser uma boa estratégia para promover um determinado produto/serviço, principalmente quando ele é temático. Nesse caso, faz bastante sentido oferecer um pequeno treino funcional com um personal trainer academia que pode atrair novos alunos para o local posteriormente.

Criar grupos no Facebook

Existem dois tipos principais de grupos no Facebook, um deles direcionado às relações interpessoais e o outro para realização de vendas.

O tipo ideal para uma empresa é o de vendas, onde é possível divulgar de maneira mais confortável os seus produtos/serviços que possam interessar aos integrantes do grupo.

Nesse caso, uma empresa pode criar uma campanha específica para atingir um maior número de pessoas nessa comunidade, como oferecer descontos para um pacote trimestral ou semestral para academia com nutricionista, alcançando várias pessoas ao mesmo tempo.

Como tática para atrair mais pessoas para a postagem, é possível incluir imagens ou vídeos na publicação, já que esses formatos geralmente atraem mais a atenção dos usuários.

Essa alternativa oferecida pela plataforma pode ser uma maneira interessante de aumentar o número de vendas de uma empresa, com técnicas simples que possibilitam alcançar mais pessoas ao mesmo tempo.

Estratégias para aumentar as vendas no Facebook

Depois de conhecer algumas das ferramentas que o Facebook disponibiliza para aumentar as vendas, é preciso aplicar algumas estratégias que são capazes de aumentar os resultados de uma empresa.

Como mencionado, é preciso que um negócio conheça bem o seu público-alvo, para que possa desenvolver anúncios e campanhas direcionadas para seus clientes.

Isso é importante para que os resultados sejam satisfatórios, já que tentar atingir um grande número de pessoas que não se interessam pelo que a empresa oferece pode gerar métricas ruins, que atrapalham na estratégia do negócio.

Assim, ao criar uma postagem, é necessário que o conteúdo publicado seja interessante e faça com que o público queira compartilhar para que ele atinja cada vez mais pessoas.

Isso envolve desde a criação de um artigo informativo até a disponibilização de boas imagens ou vídeos que chamem a atenção das pessoas, fazendo com que elas queiram seguir a página e receber notificações sobre novas postagens.

Por isso, é importante que a página mantenha uma periodicidade nas suas postagens, fazendo com que sua audiência esteja sempre informada e sendo alimentada com novos conteúdos.

Também é fundamental para um negócio que ele acompanhe de perto a sua concorrência, para que possa estar sempre à frente no seu segmento de atuação.

Assim, se um centro de estética e bem-estar deseja oferecer aos seus clientes os serviços mais atuais do seu segmento, inovando na sua atuação, ela pode incluir novas modalidades, tal como massagem 24 horas, de modo a se destacar a sair na frente da sua concorrência, atraindo grande parte do público interessado nesses serviços para dentro do seu estabelecimento.

O Facebook é capaz de aumentar as vendas de qualquer empresa

Após a apresentação das ferramentas disponibilizadas pelo Facebook, e de algumas das principais estratégias utilizadas para conquistar cada vez mais clientes, é possível perceber como as redes sociais são fundamentais dentro de um planejamento de crescimento.

Com cada vez mais pessoas utilizando os seus perfis nas redes sociais para se manter informado e conhecer produtos/serviços oferecidos pelas empresas nessas plataformas, é essencial que um negócio invista na sua presença online.

Também é comum que os usuários busquem referências sobre uma empresa nas redes sociais, analisando por meio de comentários e interações a relevância e o comprometimento de uma marca com os seus clientes.

Por isso, é fundamental que a empresa atue de maneira constante no Facebook, oferecendo suporte e se mostrando uma referência no seu segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários no Facebook