Saiba utilizar o IGTV para expandir sua marca

Em 16 out 2019 - 2:55pm por videobes

O Instagram é uma rede social que ganhou grande destaque na internet e se tornou uma das preferidas no mundo todo. Recentemente ele investiu em uma nova funcionalidade, o IGTV.

O Instagram TV pode ser facilmente acessado por meio do ícone que fica na parte superior da tela do app, representado por uma pequena televisão. Mas também é possível baixar o aplicativo específico do IGTV, mantendo o mesmo login de acesso do Instagram.

A principal função da atualização é a confecção e postagem de vídeos, com duração maior do que o permitido no Instagram. Afinal, ele foi criado com a intenção de concorrer com o YouTube e com as emissoras de televisão convencionais, o que torna a sua proposta bastante ambiciosa.

E é justamente por isso que o IGTV se mostrou um app de grande importância para as empresas que desejam expandir a sua marca. Com a postagem de vídeos interessantes, é possível alcançar um público cada vez maior, fazendo com que o seu negócio ganhe maior destaque no mundo virtual.

As principais características do IGTV e seu funcionamento

Como mencionado, o IGTV pode ser baixado para o seu smartphone como um aplicativo independente, mas ele também pode ser acessado diretamente pelo Instagram.

O IGTV possui algumas características principais, que são:

  • Postagem de vídeos que contenham até 60 minutos;
  • Formato vertical, tal como o da tela do celular;
  • Suporte para vídeos de alta resolução;
  • Layout simplificado e exibição em tela cheia;
  • Para acessar os vídeos, você não precisa ter um canal.

Uma das principais vantagens do IGTV é o de comportar postagem de vídeos com duração de até 60 minutos.

Isso porque, no Instagram, o tempo máximo permitido para as publicações do feed de notícias é de 60 segundos. Mesmo se você optar por postar uma sequência, ela comporta até 10 pequenos vídeos, somando 10 minutos totais.

Assim, caso um personal trainer para idosos deseje postar um determinado conteúdo sobre o seu trabalho, apresentando uma de suas aulas, certamente o mais indicado será que ele realize a publicação diretamente pelo IGTV.

Outra característica fundamental se refere ao formato do vídeo. Ele precisa ser gravado na vertical, pois o aplicativo preza pelo enquadramento perfeito para as telas de smartphones, já que eles apostam na ideia de que o futuro está nos celulares.

Se você realizou a gravação de um vídeo na horizontal e deseja postá-lo, o app faz o redimensionamento da mídia, mas com isso ela perde qualidade e sofre com o corte de parte das imagens.

Além disso, se o seu smartphone possui uma boa resolução de gravação, o IGTV é o aplicativo perfeito para a postagem. Isso porque ele comporta vídeos de alta resolução, o que faz com que a sua publicação ganhe grande relevância.

O IGTV também aposta em um layout bastante simplificado. Isso pode ser visto ao acessar o app, pois se você deseja visualizar um vídeo sobre os benefícios da acupuntura para coluna, ele abrirá em tela cheia e será executado automaticamente.

Realizar buscas e seguir alguns canais do IGTV também é bastante simples, com uma acessibilidade intuitiva, o que torna a sua navegabilidade mais prática e interessante.

Uma das características sobre o seu funcionamento é a forma de acessar o IGTV, que não demanda a criação de um canal específico para isso. Afinal, você pode assistir facilmente um vídeo postado no aplicativo direto pela sua conta do Instagram, ou mesmo por meio do app exclusivo do IGTV.

Mas se a sua intenção é postar um conteúdo sobre a diferença entre a depilação perianal feminina por laser ou cera, por exemplo, é preciso criar um canal dentro da plataforma, que vai permitir que você publique vários outros vídeos dentro do aplicativo.

Depois de conhecer um pouco das principais funcionalidades do IGTV, é preciso entender como utilizá-lo para ganhar maior relevância dentro do seu segmento de atuação, ao mesmo tempo em que a ferramenta pode ajudar na expansão da sua marca.

Como utilizar o IGTV para expansão de uma marca?

O IGTV se mostrou uma novidade bastante promissora dentro das mídias sociais. Isso porque a dinâmica que envolve a absorção de conteúdos na internet tem relação direta com os vídeos, que é a especialidade da plataforma.

Muitas pessoas aproveitam o formato facilitado que um vídeo pode oferecer, em substituição a textos e artigos na internet, principalmente porque é possível assistir/ouvir a um conteúdo mesmo durante um percurso no trânsito, o que não é possível realizar com a forma escrita.

Por isso, vai ser muito mais interessante para uma fábrica de aparelhos de musculação investir na produção de um vídeo explicativo sobre os seus processos internos, do que postar uma matéria que, muitas vezes, pode não conseguir transmitir a mesma realidade.

É nesse cenário que se deve investir em estratégias que fazem com que o IGTV possa ser uma excelente ferramenta para a sua empresa.  

O IGTV complementa o Instagram

O complemento não se refere apenas ao modo de como o IGTV está dentro do Instagram ou porque você pode acessar os dois apps por meio da mesma conta, mas porque as postagens em ambas as plataformas podem se entrelaçar de maneira interessante.

Justamente porque o Instagram é um aplicativo mais focado na postagem de fotos, o IGTV busca complementar a sua estratégia possibilitando que vídeos também sejam publicados para oferecer conteúdos informativos e dinâmicos para os usuários.

Um exemplo disso pode ser o de um studio de pilates que mantém o seu cronograma de postagem periódicas no Instagram, mas quer fazer um anúncio sobre o lançamento de um curso de pilates avançado que será oferecido no seu estabelecimento.

Para isso, é possível optar por publicar um vídeo com informações importantes sobre a formação que será oferecida pelo studio, de modo a esclarecer pontos importantes e tirar algumas dúvidas do público.

Além disso, as postagens feitas no Instagram podem levar o público para o seu canal no IGTV e vice-versa, criando uma dinâmica bastante interessante para a sua conta.

Investir na produção de conteúdos diversificados

O público que busca conteúdo na internet preza por formatos diferenciados e por informações de qualidade.

Por isso, é bastante válido investir na produção de vários formatos de vídeo, que podem ser:

  • Elaboração de vídeos “passo a passo”;
  • Entrevistas com profissionais do seu segmento;
  • Conteúdos no formato de perguntas e respostas;
  • Gravar um conteúdo sobre temas específicos.

Os tutoriais auxiliam uma página a alcançar cada vez mais visualizações, pois muitos dos usuários de redes sociais buscam por receitas culinárias ou por conteúdos de passo a passo, que oferecem um suporte para que elas consigam fazer coisas interessantes para consumir ou utilizar no dia a dia.

As entrevistas também são uma maneira interessante de atrair mais pessoas para a sua conta. Uma empresa de alimentação hospitalar, por exemplo, pode investir na gravação de uma entrevista com uma nutricionista especializada em dietas naturais, que pode oferecer dicas de alimentação e saúde para os seus seguidores.

Os vídeos de perguntas e respostas possibilitam explicar ao público de maneira rápida e funcional sobre qualquer tipo de tema. Esse formato pode ser utilizado por um estabelecimento que ofereça massagem 24hs, em que a empresa tire dúvidas sobre os benefícios de diferentes modalidades de massagem, por exemplo.

É também possível optar por vídeos que abordam de maneira mais detalhada sobre um determinado assunto, de modo a proporcionar ao seu público uma explicação completa sobre um tema relacionado ao seu negócio.

Um exemplo disso pode ser o de um vídeo que aborde a necessidade de deixar o sedentarismo de lado e incentivar uma vida mais ativa e saudável.

Desse modo, pode-se sugerir algumas soluções, como a implementação de uma pequena academia nas empresas, ou mesmo que seja firmada uma parceria com uma determinada instituição que ofereça esportes, concedendo descontos para os funcionários de um estabelecimento.

Essas são algumas das alternativas que podem ser utilizadas para produzir conteúdos diferenciados que chamem a atenção dos usuários para a sua página, fazendo com que a sua empresa ganhe cada vez mais seguidores.

Por isso, não apenas o Instagram, mas também o IGTV, ganharam grande destaque como ferramentas fundamentais para a expansão de uma marca, fazendo com que ela se destaque dentro dessas redes sociais de maneira interessante.

Afinal, as pessoas buscam conhecer mais sobre uma determinada empresa e sobre os seus serviços diretamente na internet, pelo formato simples e facilitado com que se pode obter mais informações sobre qualquer coisa.

Assim, além de permitir uma melhor comunicação com o público, o IGTV se mostrou como um aplicativo simples e direto, ganhando grande destaque no mundo virtual.

Comentários no Facebook