Entenda a importância do WhatsApp Business para sua marca

Em 27 nov 2019 - 3:06pm por videobes

A busca por melhorias na relação das empresas com os clientes é constante, principalmente, quando se trata da comunicação. Nesse cenário, itens como o WhatsApp Business surgem como uma ótima solução.

No entanto, para compreender tudo o que esse recurso pode oferecer para o seu negócio, é interessante abordar o meio que surgiu antes, o WhatsApp, que desde seu lançamento, em 2009, tornou-se um importante canal de troca de mensagens entre as pessoas.

Ao longo do tempo, como qualquer tipo de aplicação, foi e ainda é submetido a diversas melhorias, como novos recursos que otimizam ainda mais as conversas.

Além de ser um aplicativo que permite o acesso por navegadores, alinha os seguintes fatores:

 

  • Mensagens;
  • Ligações;
  • Chamadas por vídeo;
  • Envio de documentos.

 

Portanto, pode-se observar que é um meio significativo para o contato, então, o WhatsApp Business chegou como uma variação para atender finalidades comerciais de uma forma mais precisa.

Quais são as principais funções do WhatsApp Business?

O chamado WhatsApp para negócios, de fato, reúne recursos capazes de aprimorar a comunicação das empresas com sua audiência, seja de uma academia que oferece aula de pilates solo ou de qualquer outro segmento.

É algo que está essencialmente associado com as seguintes possibilidades oferecidas pelo aplicativo:

Perfil de negócios

Em qualquer meio, ter um perfil preenchido adequadamente transmite uma maior confiança para os clientes, além de facilitar a comunicação. Então, não seria diferente no caso do WhatsApp Business.

Basta imaginar uma pessoa que está a procura de acupuntura para gatos, e ao adicionar o número da empresa e visualizar o perfil, já pode solucionar diversas dúvidas, como identificar o endereço, horário de funcionamento e, até mesmo, o site.

Além disso, informações como o endereço, nome da empresa e o fato de que trata-se de uma conta comercial também são visualizados pelo cliente.

Respostas automáticas

A automatização de recursos faz cada vez mais parte da realidade de diversas instituições, pelo fato da praticidade, que pode ser alcançada no dia a dia.

É algo associado ao WhatsApp Business, essencialmente, no caso de mensagens automáticas. Afinal, não é sempre que existe disponibilidade para responder os clientes.

Imagine que uma clínica geral de diagnóstico adota esse tipo de ferramenta para conscientizar as pessoas do horário de contato e de que, em breve, a mensagem será respondida.

Dessa forma, as pessoas podem ter mais calma, uma vez que o horário foi esclarecido ou, até mesmo, um aviso de que a dúvida será atendida assim que possível.

Normalmente, essas respostas automáticas servem para a primeira mensagem enviada para a empresa, seja no dia ou de forma geral.

Por esse motivo, comumente as marcas inserem termos como “seja bem-vindo”.

Etiquetas

Certamente, é um dos recursos que marcam uma grande distinção entre o WhatsApp Business e as contas comuns existentes no aplicativo.

De um modo geral, é um forma de classificar as conversas, por exemplo, em um laboratório veterinário para gatos, o profissional responsável por administrar o WhatsApp pode classificar os contatos e as conversas, como de pedidos, pagamentos e clientes novos.

A organização da gestão e do atendimento, é sempre um ponto muito positivo, em todos os segmentos existentes, não apenas na área da veterinária.

Métricas

As métricas podem fazer toda a diferença em qualquer tipo de ação nas empresas, principalmente, ao analisar o potencial que possuem para identificar o desempenho de estratégias.

No WhatsApp Business há possibilidade de avaliar questões, como a quantidade de mensagens respondidas, lidas e enviadas.

As estatísticas associadas com esses fatores podem contribuir de maneira significativa para que a comunicação com o público seja assertiva.

Conheça mais vantagens

A comunicação e a organização são dois fatores que se destacam de maneira significativa com as funcionalidades apresentadas.

No entanto, é interessante que os empreendedores tenham consciência de que outros benefícios pode ser alcançados por meio da inserção dessa ferramenta na forma de comunicação da marca.

Em primeiro lugar, uma maior credibilidade é alcançada, em especial, com a mensagem do aplicativo, de que se trata de uma conta comercial.

Ao notar esse dado, por exemplo, uma pessoa que procura um especialista urologista veterinário terá uma maior confiança sobre os tópicos transmitidos e seriedade da clínica como um todo.

Além disso, para empresas de outros setores, torna-se um importante canal para venda direta e segura.

É o caso de um cliente que tem a necessidade de alinhar alguns pontos sobre valores e determinada entrega. 

É algo que potencializa a comodidade, desde que a empresa se comprometa a uma transmissão de informações assertiva.

Soma-se a esse cenário outra grande vantagem, que é a personalização no atendimento e, nesse ponto, vale lembrar que esse aspecto é cada vez mais valorizado no mercado, principalmente, diante de consumidores exigentes.

Afinal, por meio do WhatsApp Business há possibilidade de disparar mensagens com promoções, novidades sobre a empresa, entre outras possibilidades, que aproximam ainda mais a marca da rede de contatos.

Por causa de vantagens como essas, a ferramenta pode ser responsável por uma grande transformação no relacionamento das empresas com os clientes.

Dicas para usar o WhatsApp Business

Anteriormente, as principais funcionalidades do aplicativo foram apresentadas, porém, é válido abordar que há formas de aprimorar o uso do WhatsApp para negócios. 

Para isso, é interessante que os empreendedores tenham atenção a fatores como os seguintes:

Não demore para responder 

A demora para responder uma mensagem no WhatsApp Business pode desestimular o cliente, sendo que uma das consequências da frustração é o enfraquecimento da relação com a empresa, principalmente, se for uma atitude constante.

No dia a dia, muitas vezes dificuldades podem surgir para que as mensagens sejam devidamente respondidas, é por esse motivo que ter mais de um profissional para gerenciar a ferramenta pode ser favorável.

Caso não seja possível contar com essa ajuda, há possibilidade de separar alguns horários para responder, uma vez que a agilidade também é decisiva para a eficácia do seu negócio.

Mantenha frequência nos contatos

Não basta apresentar agilidade para responder as mensagens, é importante que os profissionais responsáveis pelo WhatsApp Business busquem fortalecer a relação com os consumidores.

Por exemplo, uma clínica veterinária pode emitir informações sobre a realização de uma campanha de castração, novo procedimento, como exame oftalmológico veterinário ou a abertura de uma unidade.

No entanto, é de grande importância que os profissionais tenham sempre cautela para que não se tornem inconvenientes, pois é algo que pode levar os clientes em potencial e consumidores ao distanciamento da marca.

Esse tipo de dica pode ser adotada de uma melhor forma por meio da prática de verificação de métricas no aplicativo, em que a instituição pode identificar rapidamente os pontos associados com as falhas.

Tenha um perfil completo

No momento em que a conta comercial for criada, por exemplo, por uma emergência para animais acidentados, é interessante preencher imediatamente o perfil e configurar a mensagem de boas-vindas.

Por mais que seja algo novo, garantir um perfil completo tem influência na credibilidade e, em certos casos, é o bastante para acabar com as dúvidas de um consumidor.

Além desses aspectos, é interessante citar que a atenção é um dos principais pontos a serem trabalhados, o que naturalmente está associado com o comprometimento em proporcionar uma boa experiência para cada cliente.

De fato, não há um padrão a ser seguido para ter sucesso com o uso do WhatsApp Business, ou de qualquer outro recurso que pode ser inserido no meio corporativo, principalmente, por cada empresa apresentar suas particularidades.

Por essa razão, após instalar o aplicativo e configurar cautelosamente todas as partes, é importante que a busca por melhorias seja constante.

Vale ainda lembrar, que o backup das conversas pode ser interessante para os números também utilizados em contas pessoais e, diariamente, para segurança da marca.

É uma forma de migrar contas com segurança, principalmente, ao citar o fato de que antes dessa ferramenta, muitas marcas já usavam o WhatsApp e, naturalmente, a perda de dados é desfavorável.

Caso um local que realiza acupuntura para cachorro, comercializa cosméticos ou de qualquer outro segmento, opte pela migração, é importante ter conhecimento que é algo que pode ser facilmente realizado.

Ademais, para potencializar os resultados, há possibilidade de divulgar o link compactado nas redes sociais, o que torna o contato ainda mais fácil e dinâmico para a audiência.

Sendo assim, pode-se dizer que em um mercado amplo, caracterizado, muitas vezes, pelas inovações tecnológicas, o WhatsApp Business surge como uma importante estratégia para a otimização de tempo e também para a personalização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários no Facebook