Saiba como fazer uma live no YouTube

Em 25 nov 2019 - 2:03pm por videobes

O YouTube é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. A sua interatividade e a qualidade dos seus conteúdos são alguns dos elementos responsáveis por esse sucesso.

Para que um usuário possa assistir aos vídeos, ele não precisa, necessariamente, ter uma conta na plataforma, mas as características e funcionalidades para os usuários cadastrados na rede são bastante interessantes.

A criação de listas específicas com diferentes vídeos, o armazenamento de um conteúdo que pode ser visualizado mais tarde e a interação por meio dos comentários são apenas algumas das possibilidades de um usuário do YouTube.

Há também um formato desenvolvido apenas para crianças, que impede que menores de idade visualizem vídeos impróprios para a faixa etária.

Mas os benefícios não são exclusivos para as pessoas físicas. Até mesmo as empresas que queiram utilizar a rede para promover os seus negócios podem contar com os serviços de anúncio da plataforma.

Tudo isso funciona de um modo bastante simples, e está disponível para todos os interessados em utilizar o YouTube.

Como utilizar o YouTube para promover o meu negócio?

O primeiro passo para começar a usar o YouTube e promover o seu negócio é criar um canal para a sua empresa.

Depois da inscrição, você pode começar a colocar em prática ações que podem promover os seus serviços de iluminação para piscina de fibra, criando anúncios ou vídeos que podem atrair a atenção das pessoas.

Mas é preciso saber utilizar o YouTube da melhor maneira possível, de modo a fazer o seu canal crescer e atingir bons números de visualizações, conseguir novos inscritos constantemente e engajar o seu público na plataforma.

Por isso, você deve colocar em prática algumas ações, tais como:

  • Estabelecer um planejamento de crescimento;
  • Criar conteúdos de qualidade;
  • Utilizar técnicas de SEO no seu canal;
  • Manter a frequência das suas postagens;
  • Investir em parcerias na plataforma;
  • Entre outros pontos.

Planeje as suas ações de crescimento

Assim como em qualquer outra rede social, você deve planejar previamente o seu crescimento no YouTube.

Isso quer dizer que você deve adquirir conhecimentos extras sobre como tirar o melhor proveito da plataforma, alcançando os seus objetivos.

Você pode, por exemplo, criar uma conta no YouTube com a intenção de aumentar as suas vendas de tapete de grama esmeralda, ou também como uma maneira de postar conteúdos relacionados ao seu segmento.

Um restaurante consegue facilmente criar uma conta para promover o estabelecimento, com vídeos que mostrem o funcionamento da sua cozinha, a preparação de alguns pratos e a divulgação de eventos realizados no local.

Essa estratégia pode ser utilizada para fortalecer a marca, alcançando cada vez mais seguidores para o seu canal.

Por isso, você deve ter no seu horizonte o seu principal objetivo com relação ao YouTube, de modo que a sua atuação dentro da plataforma seja mais assertiva.

Crie bons conteúdos

Não há como alcançar um bom número de seguidores e de visualizações se você não investir em bons conteúdos.

Além disso, criar vídeos apenas para realizar a venda de seus produtos talvez não seja o meio mais eficaz de trazer pessoas para o seu canal.

Você pode facilmente promover os seus serviços de limpeza de ar condicionado de janela, enquanto ensina ao seu público como conservar bem o equipamento, aumentando a durabilidade das peças internas.

Isso, porque as pessoas entendem que você não está interessado apenas no lucro das suas vendas, mas sim em prestar um serviço de qualidade, que possa oferecer soluções ao seu público.

Nesse sentido, criar bons conteúdos é o método mais eficaz de trazer novos inscritos para o seu canal.

Aplique as técnicas de SEO nos seus vídeos

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que são responsáveis por otimizar o seu conteúdo, para que ele seja encontrado em diferentes mecanismos de busca, podem ser também utilizadas no seu canal.

Isso envolve, principalmente, a escolha de um título atrativo, além de uma descrição que possa conter as principais palavras-chave relacionadas ao seu segmento.

Assim, se você vai postar um vídeo mostrando como funciona a instalação das redes de proteção em um imóvel, é possível utilizar a expressão “rede de proteção para varanda de apartamento”, de modo que o material seja encontrado rapidamente.

Se o internauta for surpreendido com um conteúdo de qualidade, certamente ele voltará mais vezes para assistir a outros vídeos, e se tornará um seguidor fiel, além de conseguir muito mais visualizações para os seus materiais.

Poste novos conteúdos com frequência

A postagem de conteúdos deve ser feita constantemente, para que a sua conta esteja sempre alimentada com novidades.

Esse é um aspecto determinante para o crescimento dos criadores de conteúdo no YouTube, já que os usuários buscam sempre por novos conteúdos.

Uma boa estratégia é investir em uma pequena série de vídeos, que pode engajar as pessoas a acompanharem a sequência. 

Assim, você pode criar um vídeo sobre ações de conservação em condomínios e ir abordando diferentes temas.

Investir em um jardim, realizar a limpeza de fachada a seco, instalar câmeras de segurança e trocar os brinquedos do parque infantil podem ser assuntos interessantes a serem tratados.

Isso faz com que os seus espectadores queiram seguir o seu canal para não perder nenhum tipo de conteúdo.

Invista em parcerias

Um dos benefícios oferecidos pelo YouTube é realizar parcerias que aumentem o número de seguidores e de visualizações em uma conta.

Essa atividade, feita entre duas empresas que atuam em segmentos complementares, possibilita oferecer um conteúdo atrativo para as pessoas.

Um negócio especializado na colocação de elevadores, em conjunto com outra instituição, pode gravar um vídeo tratando das vantagens de se investir no embelezamento de cabine de elevador, ação essa capaz de valorizar os apartamentos.

Uma parceria entre canais do YouTube tende a render um aumento significativo dos seus seguidores, assim como a trazer um número positivo de novas visualizações, promovendo o seu canal na plataforma.

Juntamente com todas essas estratégias, ainda é possível apostar na realização de lives no seu canal, trazendo informações relevantes para o público em tempo real.

Como fazer uma live no YouTube

A transmissão de um vídeo ao vivo, também chamada de live, é uma maneira bastante interessante de interagir com os seus seguidores.

Ela pode ser realizada utilizando um computador convencional ou também ser feita por meio do seu smartphone, de acordo com o que for mais conveniente para você no momento.

Para isso, você precisa apenas ter uma câmera e um microfone ativados, além de um conteúdo de relevância para ser passado aos seus seguidores.

As lives possibilitam que diferentes materiais possam chegar ao seu público de maneira rápida, mas com um diferencial em relação aos vídeos comuns: as pessoas podem interagir com você no mesmo momento.

Dessa forma, se você estiver realizando uma transmissão falando sobre os benefícios de uma limpeza de colchão a seco, os usuários que estiverem acompanhando a sua live naquele instante podem enviar dúvidas que surgirem no decorrer da apresentação.

Durante a transmissão, ainda é possível disponibilizar um chat, que permite aos seus espectadores trocarem mensagens entre si. Isso estimula debates interessantes, que agregam ainda mais valor ao seu conteúdo.

Uma live ainda pode ser feita em formato de entrevistas, onde uma autoridade sobre um determinado assunto compartilha os seus conhecimentos sobre diferentes temas.

Com isso, não apenas o seu canal alcança novos seguidores, como os próprios usuários adquirem informações valiosas graças ao seu canal no YouTube.

Você ainda consegue apostar no formato ao vivo para promover uma novidade no seu catálogo de produtos, tal como a pele de vidro espelhado para janelas de casas e apartamentos. 

Além de mostrar o modelo para os seus clientes, você pode dar dicas de conservação e manutenção, que ajudam na divulgação do item.

Para trazer um bom número de espectadores para a sua live, você deve informar ao seu público a data e o horário em que ela será feita.

Ao compartilhar o aviso nas redes sociais, você impacta vários usuários, além de trazer um bom número de espectadores para o seu vídeo.

Para quem não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, há a possibilidade de acessar a sua live gravada posteriormente, de modo que o seu cliente não perca nenhum dos conteúdos que você está promovendo.

Dessa forma, as lives ganharam maior importância para as empresas que buscam relevância na internet, e que apostam em plataformas como o YouTube.

Por este motivo, caso você queira elevar o número dos seguidores da sua página, alcançar mais visualizações nos seus vídeos e engajar os seus clientes de maneira mais significativa, invista em lives no seu canal do YouTube. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários no Facebook