Sony anuncia ferramentas para programar o Aibo, seu cachorro robô

Em 18 nov 2019 - 1:56pm por videobes


A Sony anunciou recentemente o lançamento de um conjunto de APIs (Interfaces de Programação) que permitirão a desenvolvedores e usuários programar o cãozinho robô Aibo, transformando ele em uma espécie de “assistente inteligente” que poderá ajudar com algumas pequenas tarefas de casa.

Em um vídeo de demonstração, podemos ver Aibo agindo como um “vigia” da porta da casa, avisando quando um microondas terminou de aquecer um prato, alertando que a porta da geladeira ficou aberta, monitorando o ciclo de uma máquina de lavar roupas e até mesmo funcionando como uma câmera remota.

Para facilitar ainda mais o desenvolvimento, a Sony criou um ambiente de programação visual baseado em Scratch, onde o programador arrasta e combina blocos e instruções pré-definidos, como se estivesse montando um quebra-cabeças, para criar novos comportamentos para o robô.

A empresa lembra que os programas não são capazes de alterar as “emoções, personalidade ou temperamento” do Aibo, ou seja, não há risco de baixar um programa que transforme seu doce cãozinho em um Pitbull digital.

De acordo com a Sony, quando executa um programa o Aibo tem a capacidade de “decidir” se irá ou não executar um comportamento baseado em seu estado psicológico”, o que preserva a individualidade do robô e evita que ele se transforme apenas em um “bicho de controle remoto”.

Via:https://olhardigital.com.br///

Comentários no Facebook